O GEPEL visa oferecer a estudantes da área de humanidades e artes, a professores da educação básica e professores universitários e profissionais de outras áreas, processos de formação e de difusão de conhecimentos produzidos em estudos continuados e pesquisas, em formatos distintos, como: mesas redondas, palestras, apresentações artísticas, oficinas, espetáculo sobre educação e comunicações resultantes de pesquisas sobre a importância da ludicidade em diferentes níveis de ensino.
Apresentação
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/ UFBA, tem se dedicado à pesquisa científica, estudos teóricos e práticas pedagógicas centradas na ludicidade nos mais diversos segmentos e modalidades da educação. Alinhado em uma proposta de educação lúdica transversalizada por diversas abordagens teóricas, o GEPEL compreende a ludicidade como fenômeno subjetivo que se manifesta em ações lúdicas, capazes de provocar no sujeito um sentimento de inteireza, de pertencimento, de alegria e de partilha, cultivando redes de vínculo, sentido e interação.
Para esta edição comemorativa dos 25 anos do GEPEL, enquanto grupo ativo e com bastante produção em programas de pós-graduação da UFBA, pretendemos tratar de estudos sobre a didática e a ludicidade na era digital, versando por cinco campos diferentes de educação: a alfabetização, as artes, os jogos e brincadeiras, bem como a educação universitária e o desenvolvimento profissional. Tais eixos temáticos são resultantes do itinerário de produção científica de docentes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), com a finalidade de difundir estudos e produções acadêmicas.
Estudos sobre a ludicidade são apresentados e problematizados pelo GEPEL, mediante a compreensão de diferentes abordagens teórico-epistemológicas, assim como em ambientes escolares, universitários e em outros contextos educativos. Defendemos o conceito de ludicidade compreendida como uma condição humana que “integra múltiplas e diversas manifestações” (LOPES, 2016, p. 20), sendo, portanto, entendida como fenômeno transversal ao ato de educação, podendo ser observado, em suas múltiplas manifestações socioculturais, em processos didáticos e pedagógicos e na formação do ser humano, em amplo espectro, nuances e possibilidades. Além dos fatores sociais observáveis, é notória também a compreensão da ludicidade como fenômeno interno que se dá no âmbito da experiência de sentido pelos sujeitos e uma compreensão de ludicidade como experiência complexa, interna e de plenitude, requerendo do sujeito a liberdade de escolha, de agir segundo o plano de sua subjetivação, incluindo a intencionalidade plena de quem brinca (Luckesi, 2022).
Tais aspectos espelham a emergência de difusão do debate, especialmente quando relacionado à área da Didática que, em si, apresenta também problemas que versam entre o instituído e o instituinte, entre a objetividade e a subjetividade na ação pedagógica, dentre outras interfaces do ensino, da aprendizagem e de uma didática potencialmente lúdica e sensível que não seja restritamente intelectiva ou racionalista, mas que integre as dimensões constituintes do ser humano, a razão, a corporeidade e a subjetividade, sem dicotomias (D’Ávila, 2022).
Com base nessas breves questões postas que compreendem a ludicidade como princípio didático-formativo em contextos bastante distintos, o ENELUD chega em seu ato de consolidação, reunindo experiências, propostas e resultados de pesquisa que ampliem o olhar da didática e da ludicidade, para além de uma visão meramente instrumental, ilustrativa e recreativa, ampliando, portanto, o seu repertório de atuação, investigação e difusão científica incluindo, nesta edição os fenômenos da era digital, tais como, a educação online, o hibridismo na educação, jogos digitais e a Inteligência artificial.
No ano de 2026, o GEPEL organiza o X ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE - X ENELUD e o III EINELUD, tendo como tema: “Didática e Ludicidade: Reinventando a Formação e Prática Docente na era digital”. Neste 10° Encontro, o GEPEL visa oferecer a estudantes da área de humanidades e artes, a professores da educação básica e professores universitários e profissionais de outras áreas, processos de formação e de difusão de conhecimentos produzidos em estudos continuados e pesquisas, em formatos distintos, como: mesas redondas, palestras, apresentações artísticas, oficinas, espetáculo sobre educação e comunicações resultantes de pesquisas sobre a importância da ludicidade em diferentes níveis de ensino, buscando refletir sobre como esse fenômeno vem se expressando em práticas pedagógicas e na produção do conhecimento na área educacional.
Objetivo Geral:
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Divulgar as pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação em educação da UFBA sobre a relação entre Ludicidade, Didática, Tecnologias e Inovação na Prática Docente”, em amplo es nessa perspectiva em todos os segmentos de ensino.
 
Assim, o X ENELUD e III EINELUD através de seus subtemas, pretendem, como objetivos específicos:
Þ Estabelecer intercâmbio com instituições e estudiosos do Brasil e fora do País sobre Didática, Ludicidade e Tecnologias Digitais (TDIC) na Formação de Professores para a Educação Básica e Superior, criando uma rede de estudos e pesquisas sobre a questão e a formação de educadores;
Þ Divulgar pesquisas e experiências inovadoras realizadas no âmbito da Educação Básica e Superior sobre a relação entre TDIC, Inteligência Artificial, Ludicidade e Inovação na Formação Docente;
Þ Possibilitar a reflexão sobre o papel do(a) professor(a) na condução de práticas educativas que tenham (na) a ludicidade como componente importante na Educação Básica e Superior.
IMPORTÂNCIA CIENTÍFICA DO EVENTO / IMPACTOS
O X ENELUD será sediado na cidade de Salvador no período de 22 a 24 de abril de 2026, visando dar sequência ao trabalho de pesquisa sobre a temática Didática e Ludicidade: Reinventando a Formação e Prática Docente na Era Digital. O GEPEL, ao longo destes 25 anos de existência, vem criando trabalhos colaborativos com universidades estrangeiras, a exemplo da Universidade Paris 13 (Sorbonne), na pessoa do pesquisador Gilles Brougère e equipe do Grupo Experice, e também da Universidade do Chile, com o Prof. Dr. Adrian Baeza, no Canadá, Québec, com a Universidade de Quebec à Trois Rivieres (UGTR), com o parceiro Anderson Araujo e também com a Universidade de Montreal, e o Grupo Lires, do qual a coordenadora Cristina d’Ávila é pesquisadora.
Neste 10° Encontro de âmbito nacional e 3° no âmbito internacional, pretende intercambiar experiências e saberes na área da educação, didática e ludicidade, instituindo parcerias acadêmicas com outros grupos pertencentes a universidades nacionais e estrangeiras. Além disso, visamos, com tal encontro, ressignificar saberes e experiências fundados em experiências lúdicas, divulgar ações de extensão e de pesquisa desenvolvidas no seio do GEPEL.
HISTÓRICO
Estamos na 10ª edição do Encontro de Educação e Ludicidade – evento associado a um grupo de pesquisa que já possui 25 anos de existência – o GEPEL (Grupo de estudos e pesquisas sobre educação e ludicidade). Grupo e evento consolidados historicamente pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O 1º encontro, no ano 2000, teve ocasião nas dependências da própria Faculdade de Educação (FACED) e teve uma média de 80 participantes; o 2º e o 3º (2002 e 2004) encontros também ocorreram na FACED com uma média de 100 participantes. No 4º ENELUD (2006) tivemos um salto em termos de público. De uma média de 100, passamos a atender 300 participantes. Foi necessário acionar outros espaços para realização do evento. Nesse interregno, tivemos também um encontro em nível inter-regional na cidade de Fortaleza, Ceará, em 2007, numa associação com a Universidade federal do Ceará e a Faculdade Sete de Setembro. O 5º ENELUD, em 2008, com abertura no Palácio da Reitoria, teve 700 inscritos e um público efetivo de 500 pessoas de Salvador e do Interior do Estado - representou um grande salto qualitativo e quantitativo. Finalmente o VI ENELUD ocorrido na cidade do Salvador, no ano de 2010, tendo ocorrido nas dependências da Faculdade Visconde Cairu. Discutiu-se neste evento, o tema da Ludicidade em múltiplos campos do saber e de atuação profissional. Obtivemos excelente repercussão e participação de pessoas também de outros Estados. No VII e VIII ENELUD objetivamos ressignificar saberes e experiências fundados em experiências lúdicas,(e) divulgações de extensão e de pesquisa desenvolvidas no seio do GEPELe dialogar com outros grupos de pesquisa sobre a essa temática. No IX ENELUD, realizado no ano de 2021 realizamos o evento na modalidade digital, em plena pandemia pela Covid 19. O ENELUD é um evento de visibilidade para a Faculdade de educação e Programa de pós-graduação e Universidade. Por esse motivo, esperamos contar com o apoio das agências financiadoras (como CAPES, CNPq e FASB) e de Universidades parceiras.






