O GEPEL visa oferecer a estudantes da área de humanidades e artes, a professores da educação básica e professores universitários e profissionais de outras áreas, processos de formação e de difusão de conhecimentos produzidos em estudos continuados e pesquisas, em formatos distintos, como: mesas redondas, palestras, apresentações artísticas, oficinas, espetáculo sobre educação e comunicações resultantes de pesquisas sobre a importância da ludicidade em diferentes níveis de ensino.
Eixos e Normas
.png)
EIXO 1. DIDÁTICA, LUDICIDADE E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ERA DIGITAL
O objetivo deste eixo é discutir desafios e potencialidades da didática na era digital, incentivando pesquisas que articulem fundamentação teórica, aplicações práticas e análise crítica e ética do uso de tecnologias na educação. Aceitam-se relatos de experiência e pesquisas empíricas. Serão priorizados estudos que explorem.
- Metodologias e ensino híbrido: IA na sala de aula; Gamificação; Aprendizagem baseada em projetos.;
 - Concepções didáticas emergentes e inovadoras: Abordagem sensível; Abordagem intercultural e decolonial; Abordagem lúdica, complexa e transdisciplinar;
 - Tecnologias emergentes na educação: Inteligência Artificial; Jogos digitais.;
 - Design didático para ambientes digitais e presenciais: Planejamento de aulas interativas; Curadoria de recursos digitais e conteúdos; Gestão da aprendizagem;
 - Avaliação da aprendizagem: Feedback; Diários online; Portfólios digitais.
 
EIXO 2. LUDICIDADE, JOGOS, BRINCADEIRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR
Este eixo acolhe trabalhos de pesquisa que abordam as experiências brincantes e de jogos no contexto educativo. Refletem sobre:
- A epistemologia da ludicidade;
 - As especificidades, mecânica, narrativa, jogabilidade e design no processo da produção de jogos (analógicos ou digitais);
 - A articulação dessas práticas com a formação e/ou atuação de professores da educação infantil ao ensino fundamental;
 - Brincadeira e o jogo como dispositivos significativos para a formação lúdica
 
EIXO 3. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS CONTEXTOS DIGITAIS
Este eixo propõe uma reflexão aprofundada sobre os modos de apropriação das culturas do escrito, destacando: A importância das intervenções problematizadoras dos docentes para uma alfabetização contextualizada e reflexiva. A ampliação das culturas do escrito pelos contextos digitais. A transformação das práticas de leitura e escrita nos ambientes digitais. O papel dos professores na inclusão dessas práticas, com intervenções que favoreçam a reflexão crítica sobre os usos e o funcionamento da escrita.
- Processos de Apropriação das Culturas do Escrito;
 - Intervenções Problematizadoras na Perspectiva de uma Alfabetização Contextualizada e Reflexiva;
 - Práticas Pedagógicas envolvendo as Práticas de Leitura e Escrita nos Contextos Digitais
 
4. ARTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Este eixo acolhe trabalhos de pesquisa sobre experiências artísticas na formação ou atuação de professores na educação básica, universidade e outros contextos educativos. Envolve:
- As dimensões lúdicas da arte;
 - Reflexões sobre arte-educação e sua diversidade criativa de linguagens e possibilidades pedagógicas;
 
Quatro subeixos: teatro, artes visuais, dança e música
- A arte e ludicidade como fontes de resistência cultural, tecnológica e política
 - A relação entre didática, arte e ludicidade como interesse central
 - O sentir-pensar-fazer artístico na escola e na universidade
 
5. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E IA NA EDUCAÇÃO
Este eixo abriga pesquisas sobre os vieses epistemológicos da formação e do desenvolvimento profissional docente, considerando:
- Diferentes contextos históricos, políticos e culturais
 - A relação entre formação, desenvolvimento profissional docente e ludicidade em suas múltiplas significações
 - A presença das Inteligências Artificiais na formação e no trabalho docente
 - Desafios e possibilidades das IAs como tecnologia emergente contemporânea
 
PÚBLICO-ALVO:
Visa atender 500 participantes, educadores e outros profissionais, através das conferências, comunicações, pôsteres e oficinas.
TRABALHOS A SEREM SUBMETIDOS NO X ENELUD
- Comunicação oral – Comunicações de pesquisas concluídas ou relatos de experiência na educação que envolvam a dimensão da ludicidade a partir dos eixos temáticos do evento. Serão aceitos inscrições de trabalhos de Pesquisadores, alunos de Doutorado, Mestrado, graduação, de Iniciação Científica. Os trabalhos encaminhados deverão obedecer ao formato de artigo, contendo entre 08 e 12 páginas, considerando o resumo, as palavras-chave, o texto e as referências. Serão apresentados online em 20 minutos de exposição.
 - Pôster: Serão admitidos trabalhos no formato pôster, por Eixos. Serão aceitos inscrições de trabalhos de alunos de Mestrado, graduação, de Iniciação Científica, na sessão Pôsteres. O objetivo do pôster é apresentar o resultado de estudos e pesquisas iniciados ou concluídos, de trabalhos realizados e experiências, devendo ter formato de artigo, de 6 e 8 páginas, incluídas as notas, as referências, os quadros ou tabelas, se for o caso. No caso de inscrições de trabalho para apresentação nas sessões de Pôsteres, o aluno de I.C. deverá cumprir a condição de co-autor, juntamente com orientador Serão apresentados online em 10 minutos de exposição.
 
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:
- Cada trabalho encaminhado (apenas pelo autor) para o e-mail de seu respectivo eixo será objeto de apreciação pelo Conselho Científico que decidirá pela aprovação ou não do trabalho.
 - Com o objetivo de garantir o anonimato dos trabalhos para o processo de avaliação, os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail gepel.ba@gmail.com devidamente formatado em word no template, SEM A IDENTIFICAÇÃO do(s) nome(s) dos(as) autores(as) e das instituições. A segunda cópia em formato pdf, com TODAS informações dos autores, conforme normas do templete.
 - Cada trabalho poderá ter até 4 (quatro) autores.
 - Todos os autores precisam se inscrever no evento. A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor e co-autor(es), e não por trabalho.
 - Trabalhos submetidos (Comunicação e Pôsteres) só serão avaliados após a confirmação do pagamento da inscrição do autor e de todos co-autores, sem exceção.
 - ´Não há limite de trabalhos por autor.
 - As tabelas, quadros e gráficos, enumerados sequencialmente, deverão ser feitos em preto e branco, por meio de recursos do Word, de acordo com as normas em vigor.
 - Atenção: O texto não pode conter em seu decorrer qualquer tipo de identificação, ou seja, qualquer referência explícita da autoria no corpo ou em rodapé e/ou nome de Projeto/Pesquisa, Grupo de Pesquisa, CPF dos autores, etc. Caso ocorra a identificação em forma ou local diferente do autorizado, o trabalho será excluído pela Comissão Avaliadora por quebra de anonimato. Considera-se quebra de anonimato: autocitação explícita do autor no corpo do texto ou nas referências do trabalho; marcas de revisão presentes no texto, oriundas de ferramentas de informática, que permitam a identificação da autoria.
 - O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es);
 - Os trabalhos que não atenderem às normas de formatação e da ABNT serão automaticamente eliminados.
 - Exigir-se-á a presença de um dos autores do trabalho para a sua apresentação. Todos os trabalhos aceitos serão publicados. No caso de trabalhos recusados, o(s) autor(es) poderá(ão) solicitar revisão do parecer, dentro do prazo previsto no cronograma.
 
- Os trabalhos devem ser digitados no editor de textos do Microsoft Word (compatível com Word 97-2003) em:
 
- Papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
 - Margem superior e inferior com 2,5 cm.
 - Margem esquerda e direita com 3 cm.
 - Espaçamento entre linhas: 1,5 cm; no caso do resumo expandido (pôster), espaçamento simples.
 - Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte 10 e as notas de rodapé que devem estar também com fonte 10;
 - Alinhamento justificado.
 - Título – centralizado, em letras maiúsculas/negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito.
 - Resumo – contendo no máximo 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentado depois do nome do autor, afastado deste por um espaço (1,5).
 - Palavras-chave – no máximo três e devem ser apresentadas logo após o resumo, afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto. Os termos Resumo e Palavras-chave devem estar em negrito e seguidos por dois pontos.
 - As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT em vigor.
 - As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema autor-data.
 - As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor.
 - As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
 - Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados.
 - Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); - Artigo de comunicação - mínimo de oito (8). máximo de doze (12) páginas; - Artigo pôster de seis (6 ) máximo de oito (8) páginas.
 
Submissão
As propostas das comunicações deverão ser enviadas para o e-mail gepel.ba@gmail.com no período de 25 de agosto a 10 de dezembro de 2025.
Template para pôster: https://app.eventize.com.br/upload/004600/files/template-Enelud_ResumoPoster.docx.docx
Template para comunicação oral: https://app.eventize.com.br/upload/004600/files/template-Enelud_Comunicacao_oral-_docx.docx
- Da divulgação do resultado
 
O resultado da seleção das comunicações será divulgado no site do evento .
Os prazos da chamada para os trabalhos no X ENELUD cumprirão o seguinte cronograma
| ATIVIDADE | DATAS | 
| Submissão de Propostas | 25/08 a 10/12/2025 | 
| Homologação das inscrições | 12/12/2025 | 
| Resultado Parcial | 14/12/2025 | 
| Interposição de Recursos através do e-mail | 15/12/2025 | 
| Resultado dos Recursos | 20/12/2025 | 
| Resultado Final | 27/12/2025 | 
 






